A cidade, hoje conhecida como Cidade do Sol/Noiva do Sol, não ganhou esse apelido à toa, já que possui cerca de 300 dias ensolarados e é perfeita para quem adora diversão e também para quem só quer descanso, pois oferece atrações de acordo com o gosto dos visitantes.
Ponta Negra
Uma das praias mais conhecidas de Natal. Possui ótima infraestrutura de restaurantes, bares, shopping, cinema, além de ser um dos palcos da vida noturna de Natal. Lá está o Morro do Careca, formação de areia e vegetação, que é um dos cartões postais da cidade, sua área foi cercada para evitar subidas e, consequentemente, a descida da areia, medida que garante sua preservação.
Praia do Meio
A Praia do Meio é a segunda praia mais visitada de Natal, a primeira é Ponta Negra que, atualmente, recebe mais turistas, diferente da Praia do Meio, que recebe mais potiguares. Na Praia do Meio existe calçadão com diversos quiosques, além de espaços para diversão e lazer, a faixa de areia é grande e o mar costuma ser tranquilo. Também é possível visitar Iemanjá, pois na praia há uma grande estátua dessa rainha do mar, muito visitada em 31 de dezembro, quando pessoas fazem oferendas e uma festa bonita de se ver.
Praia do Forte
A Praia do Forte faz parte da história de Natal. É nela que está o Forte dos Reis Magos: em formato de estrela de cinco pontas, o lugar já foi ocupado pelos holandeses no século XVII, ponto de partida do nascimento de Natal. Vale a pena visitá-lo quando está em funcionamento. A Praia é ótima para quem deseja contemplar a paisagem e o por do sol, considerado um dos mais bonitos da cidade. O mar não é dos mais calmos, no entanto, em alguns pontos, pedras formam piscinas naturais perfeitas para um banho tranquilo.
Praia da Redinha
A Praia da Redinha é uma antiga vila de pescadores, uma praia simples, de mar calmo que se encontra com o Rio Potengi, um charme especial. Daqui é possível ver um lindo por do sol que, em união com a Ponte Newton Navarro, nos presenteia com uma vista deslumbrante. Há por perto construções antigas que valem a visita. Prove também um prato potiguar típico nessa praia: a Ginga com Tapioca, que consiste em tapioca salgada recheada com Ginga (peixe bem pequeno).
Praia dos Artistas
A Praia dos Artistas possui características que agradam diferentes preferências, há partes de faixa de areia sem muita circulação de pessoas e poucas barracas, assim como há o contrário. Para o banho, o mar exige conhecimento e atenção, pois pode haver pedras; procure indicações de surfistas e outros frequentadores. Para quem deseja fazer um passeio, uma refeição ou se divertir, há uma grande feira de artesanato, há restaurantes, bares, boate e etc. que movimentam a noite. Acreditam que a praia recebeu esse nome por receber ou hospedar muitos artistas por volta da década de 70.
Praia de Areia Preta
A Praia de Areia Preta é tranquila para quem deseja mar calmo, é ideal para descanso, caminhada ou corrida na extensa faixa de areia ou no calçadão. Apesar do mar ser normalmente calmo, na hora do banho é bom ter cautela, em algumas áreas podem haver pedras ou não estarem adequadas ao banho. A praia é muito frequentada por jovens da região, que costumam praticar esportes na areia. Seu nome é devido à algumas pedras que, em decomposição, deixam a areia onde se encontram escurecida.
Parque das Dunas
Primeira unidade de conservação ambiental no RN, com área de, aproximadamente, 1.172 hectares de mata atlântica. Possui trilhas para observação da fauna e da flora nativa, centro de pesquisas, oficina de educação e artes, parque infantil, biblioteca, auditório, lanchonete, enfermaria, excelente local para praticar esportes em contato com a natureza. Aos domingos, pode ocorrer o Som da Mata, que promove shows com artistas locais.
Cajueiro de Pirangi
O maior cajueiro do mundo, que possui uma copa de, aproximadamente, 8.400m2 e chega a produzir cerca de 80 mil cajus por safra, possui uma anomalia genética que faz com que seus galhos cresçam para baixo e ao atingir o solo criem raízes e continuem crescendo. O local possui um mirante com, aproximadamente, 6m de altura para quem deseja ver a copa da árvore. Há lojinhas de artesanato e passeios com guias.
Forte dos Reis Magos
Localizado próximo ao Rio Potengi, o forte, que já foi ocupado pelos holandeses no século XVII, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, serve de museu e possui uma vista encantadora. Já foi eleito pela revista Caras como uma das sete maravilhas do Brasil.
Barreira do Inferno
Localizada no alto de uma falésia avermelhada, foi a primeira base para lançamentos de foguetes da América Latina. Hoje, realiza trabalhos de pesquisa espacial para a Aeronáutica e recebe visitantes com horário marcado.
Rua Chile
Rua histórica do bairro da Ribeira. Uma das principais no comércio do bairro no século XIX. Hoje, seus casarões e armazéns antigos abrigam shows, bares, boates, espetáculos e eventos diversos. Ainda no bairro da Ribeira, próximo à Rua Chile, há teatro e repartições públicas.
Teatro Alberto Maranhão
Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte, conserva linhas e elementos da arquitetura francesa do final do século passado, além de cerâmica belga como revestimento do piso de entrada e da plateia. Sua construção teve início em 1898. É o principal teatro do RN.
Carnatal
O Carnatal é um carnaval fora de época. Uma grande micareta que acontece em Natal/RN no mês de dezembro, desde 1991, contando com a participação de bandas de axé, que embalam as 4 noites de festa dos foliões. O evento atrai turistas do Brasil e de outros países.
Natal em Natal
Acontece normalmente a partir do meio do mês de dezembro até o final dele. Reúne grandes expressões da música potiguar e nacional (entre eles já participaram artistas como Zé Ramalho, Alceu Valença, Elba Ramalho, Fagner e Paralamas do Sucesso). Além dos shows no entorno da árvore de Natal de Mirasol; no Palco Nélio Dias, na Zona Norte da cidade; e no estádio Arena das Dunas, o evento conta também com feira de gastronomia e de artesanato, além de Espaço Kids.
MADA – Música Alimento da Alma
Festival de música que acontece anualmente e que teve início em 1998. Recebe artistas internacionais, nacionais e locais. É um evento pioneiro que já atingiu diversas áreas. O evento começou na Rua Chile, no histórico bairro da Ribeira; passou a ser realizado na Arena do Imirá, na Via Costeira; voltou à Ribeira e, atualmente, acontece no Estádio Arena das Dunas.
Arena das Dunas
Inaugurado em 26 de janeiro de 2014, com dois jogos pela Copa do Nordeste. Em junho de 2014, recebeu a Copa do Mundo FIFA. É a 3ª melhor avaliada entre as arenas da Copa em pesquisa do portal UOL, que abordou itens como alimentação, acesso, funcionamento do celular, segurança, limpeza e conforto. A Arena recebe eventos esportivos, bem como grandes shows, encontros nacionais e internacionais, eventos particulares ou corporativos.
Centro de Convenções de Natal
Está em uma localização privilegiada: na Via Costeira, próximo de restaurantes, beres, praias, shopping, e de diversos serviços. Tem uma área ampla e recebe muito bem diversificados tipos de eventos, como congressos, feiras, simpósios, exposições e outros. Já recebeu premiações do “Oscar do Turismo”: o Prêmio Caio.
Frutos do Mar
A culinária potiguar é bastante saborosa e variada, aqui temos os melhores frutos do mar da região nordeste, com destaque para o camarão, afinal, “Potiguar” é uma palavra originária do tupi e significa “comedor de camarão”.
Carne de Sol à Moda Potiguar
No RN, ela quase sempre está acompanhada de farofa d’água, arroz de leite, feijão verde, macaxeira (mandioca, aipim) frita ou cozida, salada e manteiga de garrafa (manteiga da terra). Combinação que rende um sabor inesquecível.
Paçoca
Aqui, paçoca não é o doce de amendoim que se conhece no sul. Paçoca é, basicamente, uma farofa composta de pedaços de carne de sol desfiada e farinha de mandioca, muito bem temperadinhos com cebola, alho e etc.
Tapioca
Feita à base de goma de farinha de mandioca, prensada e levemente aquecida em chapa. Pode ser consumida pura ou recheada com coco ralado, queijo coalho, carne de sol, Ginga (um peixe bem pequeno. Essa tapioca é bem famosa na praia da Redinha – Natal/RN).